COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS
DENEM
A DENEM, juntamente com a Federação Estudantil Universitária de Cuba
(FEU), é responsável pela organização do Núcleo Brasil‐Cuba (NBC) etapa Cubana.
Ocorre em duas etapas: a 1ª etapa no período de Janeiro/Fevereiro e a 2ª etapa no ríodo de Junho/Julho, sendo sediadas inicialmente em Havana.
Com a parceria DENEM-FEU, espera-se o aprofundamento teórico e prático, além de debate sobre organização social e política nos dois países, tendo como eixo a construção do socialismo. Neste núcleo, espera-seabordar assuntos pertinentes à revolução cubana, como esta interferiu na
formação atual do sistema de saúde Cubano e sua interferência na saúde
pública do país.
NBC

A experiência de vivenciar a realidade da saúde e da educação cubana tem sido elogiada por estudantes de medicina que participam da NBC -Core Brasil Cuba, que consiste em um acordo bilateral entre a DENEM , Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina e FEU -Student Federation universidade del Instituto de Ciências Médicas de Havana.
O NBC foi criado em 1998 com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre estudantes de medicina no Brasil e em Cuba, pela vivência das realidades distintas dos países em questão, incentivando o debate e a reflexão crítica sobre os diferentes sistemas de saúde, de educação, assim como sobre aspectos da diversidade social e cultural correlacionando ao sistema político-econômico de cada um dos dois países. O projeto também prevê o fortalecimento das iniciativas de integração na América Latina e discussões que visam o desenvolvimento de um sistema de saúde de qualidade , com acesso universal, público e gratuito , um sistema que é defendido pela DENEM.
O programa , que dura 21 dias, é dividido em três etapa. Uma é a etapa brasileira- quando os estudantes de medicina cubanos vem para o Brasil- essa etapa pode ocorrer em qualquer mês do ano vigente, pois o período escolhido depende da Coordenação Local (CA/da) que irá recebe-los e da disponibilidade do calendário letivo dos estudantes cubanos. As outras duas etapas, são etapas cubanas- quando os estudantes de medicina brasileiros vão para Cuba- e são 2 etapas porque ocorrem 2 vezes no ano, uma em janeiro/fevereiro e outra em julho/ agosto, de forma a tentar se adequar as férias dos estudantes de medicina Brasileiros.
Nas etapas cubanas, enviamos de 15 a 20 estudantes brasileiros por etapa, e estes conhecem o ensino médico e sistema de saúde cubano , através de visitas em escolas médicas , clínicas, policlínicas , hospitais e institutos médicos , e um pouco dos aspectos político-econômicos e culturais, com visitas a locais históricos, museus, pontos turísticos.
Na etapa brasileira recebemos quatro ( 04) estudantes cubanos em uma universidade brasileira , com a fim de mostrar a realidade do sistema de ensino médico e nosso sistema de saúde, além dos aspectos políticos, econômicos e culturais.
A seleção dos alunos é feita por um edital, elaborado pela DENEM e aprovado em espaço deliberativo da executiva, e é coordenado pela Coordenação de Estágios e Vivências da DENEM e auxiliado pela Coordenação de Relações Exteriores- CREx.
A taxa paga pelo estudante brasileiro está descrita no edital assim como todos os detalhes e prazos pertinentes para a inscrição. Esta taxa é utilizada para custear o programa, pois a etapa brasileira é toda financiada pela DENEM através das taxas pagas nas etapas cubanas. O programa não prevê fins lucrativos.
As experiências e recordações da vivência em Cuba têm sido relatadas com muito sucesso nos relatórios finais que recebemos dos estudantes brasileiros. É esperamos que possamos colocar em prática mais projetos como este entre países na América Latina.